http://insertcoin2112.blogspot.com/

Retro-Games-4-Retro-Minds

Tuesday, May 03, 2005

(001) OST:NSF


Quando pensamos em Trilha Sonora, ou OST (Original Soundtrack), logo pensamos em algum filme famoso, lembramos de alguma série de tv, ou mesmo de desenhos animados. Mas como em toda mídia audiovisual, o som é importantíssimo nos games e cada vez mais vem tomando reconhecimento de um público em ascenção, principalmente devido aos avanços de armazenamento de dados e compactação trazidos aos videogames. (CD+Audio, DVD+MP3...). É realmente impressionate o sistema de rádio em jogos como Vice City, San Andreas ou trilhas que acompanham as aventuras de Solid Snake, que não ficam devendo em nada para peças de tv ou cinema. Essa última traz uma semelhança

incrivel com as trilhas encontradas na série 24hrs... (No caso, 24 lembra MGS)

Pode ser só impressão minha...

Mas vamos ao que viemos, falar do retrô, quando o armazenamento nem era tanto um problema ja que conformados, programadores, designers, músicos e gamers eram "obrigados" a curtir os sons sintéticos e limitados de arquivos NSF, GYM, SPC, VGM, etcs.

Nesses arquivos, que hoje são considerados minusculos, cabem albuns inteiros montados ou não em tecnologia midi, e trazem a características de seu console nativo (Os timbres na verdade, variavam com o proscessador dedicado,

por isso temos timbres muito semelhantes ou bem diferentes de console pra console).

Pra quem realmente curtia aquela época, não resta apenas saudade. Com os emuladores, vieram também os players e plugins de players ja comuns (Leia-se principalmente Winamp!!!) para emular específicamente esses arquivos, montados especialmente para retardados como nós (Leia-se NERDs, ponto.). Quero num próximo post de OST comentar também sobre outras possibilidades, como os álbuns originais da época ou os remasters lançados geralmente no Japão (Lar da grande maioria Nerd), remixes e remakes, feitos tanto por

produtores solo quanto por bandas completas.

NSF (Nintendo Sound Format file)

Os NSFs provavelmente são os mais populares arquivos-fonte de música "dumpada" e são originárias do Nes 8 bits. São muito semelhantes aos arquivos SID do C64, provavelmente por usarem a mesma base de processamento. No caso do Nes o chip de som é o 2A03, e é ele o responsavel pelos timbres e outros fatores que determinam o som típico do nintendinho 8 bits, mesmo os efeitos e defeitos peculiares, como a perda de bass ou em muitos momentos apenas a presença do bass. Um fator interessante é que, diferente do Nes americano que possui apenas o 2A03 dedicado ao som, O Famicom, Nes no Japão, possuia suporte à outras fontes de processamento , como chips incluídos em cartuchos ou em outros periféricos como o Famicom Disk System.

Para ouvir os arquivos em NSF eu recomendo o Winamp com o plug-in NotSo-FatSo. Além de emular perfeitamente o 2A03

ele traz algumas pequenas opções como seleção de canais, etc. Só não recomendo na hora de gravar para wav ou mp3,

ja que, pelo menos na minha placa de som, ele engole ou modifica algumas notas (lembre se que ainda é baseado em midi, não é uma gravação).

Na hora de baixar os albuns em NSF recomendo dois sites, o primeiro pra quem procura por jogos específicos: Zophar possui uma lista bem completa não só com relação aos NSF como também a outras extensões, embora não esteja comentando neste post altamente recomendo os arquivos GYM, VGM, etcs...

O segundo site é totalmente voltado ao 2A03 e é dedicado a quem prefere coleções à albúns individuais, deliciem-se: 2a03.org, conta não só com albuns de jogos originais como também covers, remixes e músicas inéditas, compostas em programas dedicados ao 2A03 ou transpostos para o sistema do NSF. Pra quem estiver interessado a compor ou transpassar músicas pro sistema de timbres do NSF o 2A03.ORG dispões dos programas nescessários (e boa sorte, você vai precisar!!!).

Pra acabar com esse POST ENOOORME (com o tempo pego o jeito) vou recomendar alguns albúns, quero deixar claro que esses não são os melhores, não parei pra pensar em um top 10, mas acho que esses são albuns nescessários:

- Série MEGA MAN

- Double Dragon 2 (Fantástico, recomendo tambem o OST em mp3, use o Emule!)

- Final Fantasy

- 1943

- Alteread Beast (Muito interessante ouvir essa trilha nos timbres do Nes, eu nunca tinha jogado a versão nintendo e a única versão 8 bits que conhecia era a do Master System, que tem timbres bem parecidos com o do Megadrive)

- Série Ninja Gaiden (principalmente o 3º)

- Série Castlevania

- Y's 2 (Nada muuuito especial nessa, mas vale à pena conferir ja que é uma das poucas trilhas de Nes em que você encontra Yuzo Koshiro, talves sejam apenas duas, junto com Dragon Slayer IV. Pra quem não sabe, Koshiro é o mestre por trás das trilhas da série Streets of Rage).


2 Comments:

Post a Comment

<< Home

 
[prefs.setac_phrase]