http://insertcoin2112.blogspot.com/

Retro-Games-4-Retro-Minds

Thursday, May 12, 2005

(002) RetroView: Phelios



O Primeiro é sempre o mais difícil. Como escolher um jogo dentre um número absurdo pra fazer review? Mais de 5000 só de Arcade, difícil. A escolha foi bem aleatória e não seguiu nenhuma lógica. Veio a partir do pôster que tenho na entrada do meu apê. O escolhido: Phelios!!! Que jogo!

Shmup de primeira qualidade lançado em 1988 pela Namco tem tudo que me agrada em um game, mas a cima de tudo, ele tem um charme típico do fim de 80 e uma atmosfera encontrada apenas nos primeiros jogos em 16 bits. Uma harmonia entre o conjunto de textura, paleta de cores, os timbres sonoros, trilha e jogabilidade que fazem deste, um exemplo de como um jogo deve ser feito, exemplo que compartilha junto a um seleto grupo de jogos – a grande maioria para System 16 muito bem transposto mais tarde pro megadrive, uma das melhores se não a melhor plataforma caseira pra quem é fã de Arcade, sem desmerecer é claro o que veio antes ou depois.

Como hardware ele usa o System 2 da Namco, não sei na verdade se existe uma relação próxima com o System 2 da Sega ou se ambos têm o mesmo hardware, cada um fabricado por sua empresa. Exemplos de jogos do System 2 da Sega: “Choplifter”, “WonderBoy”, “Wonder Boy in monster Land”. Na verdade acho que esses exemplos já denunciam a diferença entre os Systems 2. Esse da sega é um Z80, que é 8bits e embora o da Nanco use um relativo à Z80 (C140/YM2151) no processamento do som, a CPU principal é um 68000 DUAL. Mas o que estou dizendo? Não entendo muito disso mesmo... rs. Quem souber, poste ou mail-me. (na verdade, ninguém lê e ninguém se importa, rs.).

Espero que quem (“se alguém”) esteja lendo já tenha jogado Phelios e se não, espero que jogue em breve, tanto em um Mame no computador, em um megadrive ou ainda em Arcade (Se quiser posso passar dois endereços em São Paulo em que você pode desfrutar de toda a beleza de Phelios em um gabinete, um na Liberdade, outro na Frei Caneca. Existe também um terceiro, mas esse fica só pros amigos mais próximos. ;-) ) .

O jogo é um shooter vertical que se estende em 8 episódios e além de todos os atrativos que diferem este de outros Shmups o tema também é bem original (ou pelo menos era pra época). Nada de naves, espaço (bom, tirando a última fase), bases, wras... O jogo se passa na Grécia e o tema é Mitologia. A estória é fraquinha, mas nem podemos exigir muito, e na verdade temos de agradecer por existir uma estória. Arthemis foi seqüestrada por Typhon e você, Apollo em seu pégasus, com a espada Phelios, deve salva-la. Duh...

A Jogabilidade é limpa, prática e em fase ou outra exige estratégia (ou muita ficha, INSERT COIN!), as fases variam muito em estilo e a paleta se renova a todo momento, impossível se entediar por repetição. Pra quem não jogou pode sacar pelas imagens qual é a do jogo, tiro simples, charges, power-ups (POWER UP!).

A Música, ah... a música! Como já disse adoro os timbres desse jogo e a trilha - que mereceria um review próprio, composta por Yoshinori Kawamoto (Splatterhouse, Burning Force, Face Off) – é de emocionar qualquer Retro-Gamer que passava horas da infância no megadrive. Uma curiosidade: muitos jogos, não só atuais como antigos também, já tiveram trilhas lançadas no Japão ou até nos Estados Unidos, fico impressionado com as listas que não são pequenas. A Victor Entertainment lançou em 89 o disco “Namco Video Game Graffiti Vol.6” com a trilha de Phelios.

Bom, não sei como vai ser meu ritmo para escrever retro-reviews, não sei se vou acabar escolhendo apenas os jogos que eu adoro, que é o caso, espero escrever sobre jogos bons e ruins. Minha nota pra Phelios? Talvez seja 8,0 por todo o conjunto. Na verdade têm muita coisa envolvida em um jogo desses, não só a diversão que pode trazer pela jogabilidade em si, mas também pelos sentimentos que pode trazer e nesse caso, a coisa é bem pessoal. Recomendo sim, mesmo se não te trazer um cheirinho de infância, vai te divertir com um estilo que quase não se encontra mais.




1 Comments:

  • At 7:27 PM, Blogger Jaci said…

    agora eu entendi essa história de eu criar um blog... tá fazendo o seu pra passar o tempo ou é mais sério..rs
    E parece bem técnico, né?
    Faz uma resenha de Mario, melhor, Sonic...rs

    Beijinho

     

Post a Comment

<< Home

 
[prefs.setac_phrase]